WASHINGTON: Comer grandes quantidades de junk food no início da vida pode levar a mudanças duradouras no cérebro, mesmo que a pessoa adote mais tarde uma dieta mais saudável. Os cientistas descobriram que uma dieta rica em gordura e açúcar altera os hábitos alimentares e afeta áreas do cérebro responsáveis pelo controle do apetite.
No entanto, algumas bactérias intestinais benéficas e fibras prebióticas apresentam potencial para reverter alguns dos efeitos. As crianças que comem regularmente alimentos ricos em gordura e açúcar podem experimentar mudanças duradouras nos seus cérebros que persistem muito depois de a sua dieta melhorar, de acordo com uma nova investigação da University College Cork (UCC).
Os pesquisadores também descobriram que bactérias intestinais benéficas e fibras prebióticas podem ajudar a reduzir alguns dos efeitos a longo prazo e apoiar comportamentos alimentares mais saudáveis mais tarde na vida.
Cientistas da APC Microbiome, um importante centro de pesquisa da UCC, descobriram que uma dieta pouco saudável no início da vida muda a forma como o cérebro controla o apetite e a alimentação. Essas mudanças persistem mesmo depois que a dieta pouco saudável termina e seu peso volta ao normal.
As crianças de hoje estão rodeadas de alimentos altamente processados, vendidos a granel e de fácil acesso. Alimentos açucarados e gordurosos tornaram-se comuns em festas de aniversário, eventos escolares, eventos esportivos e até como recompensas por bom comportamento.
Os investigadores dizem que esta exposição contínua pode moldar as preferências alimentares desde tenra idade e encorajar hábitos alimentares que persistem na idade adulta.
O estudo, publicado na Nature Communications, descobriu que a exposição precoce a alimentos calóricos e pobres em nutrientes pode ter efeitos duradouros no comportamento alimentar.
Usando modelos pré-clínicos em camundongos, os pesquisadores descobriram que os animais expostos a uma dieta rica em gordura e açúcar no início da vida apresentaram mudanças persistentes no comportamento alimentar na idade adulta.
A equipe relacionou esses efeitos comportamentais a perturbações no hipotálamo, uma região do cérebro responsável pela regulação do apetite e do equilíbrio energético.
O estudo também explorou se o direcionamento ao microbioma intestinal poderia ajudar a combater esses efeitos. Os cientistas testaram uma cepa de bactérias benéficas (Bifidobacterium longum APC1472) e fibras prebióticas (fruto-oligossacarídeos (FOS) e galacto-oligossacarídeos (GOS), encontradas naturalmente em alimentos como cebola, alho, alho-poró, aspargos e bananas e amplamente encontradas em alimentos fortificados e suplementos prebióticos).
Os resultados sugerem que ambos os métodos apresentam benefícios potenciais quando tomados ao longo da vida.
Bactérias intestinais podem ajudar a restaurar padrões alimentares saudáveis
“Nossos resultados mostram que o que comemos no início da vida é importante”, disse a Dra. Cristina Cuesta-Marti, principal autora do estudo.
A Dra. Cristina Cuesta-Marti acrescentou: “A exposição alimentar precoce pode ter efeitos ocultos de longo prazo no comportamento alimentar que não são imediatamente aparentes apenas através do peso corporal”.
Os pesquisadores descobriram que a alimentação pouco saudável no início da vida perturba as vias cerebrais relacionadas ao comportamento alimentar, com efeitos que duram até a idade adulta. As descobertas sugerem que isso pode aumentar o risco de obesidade mais tarde na vida.
Os cientistas também descobriram que alterar o microbioma intestinal pode ajudar a reduzir estes efeitos a longo prazo. A cepa probiótica Bifidobacterium longum APC1472 melhorou significativamente o comportamento alimentar, causando apenas pequenas alterações no microbioma geral, indicando um efeito altamente direcionado. Ao mesmo tempo, a combinação prebiótica (FOS+GOS) produziu alterações mais amplas em todo o microbioma intestinal.








