LONDRES: Os pediatras de família podem utilizar um exame de sangue para detectar se as crianças têm diabetes tipo 1 muito antes de ocorrerem sintomas ou emergências, relatam os pesquisadores, sugerindo que pode ser necessário um rastreio precoce mais generalizado. No estudo, a maioria das crianças com diabetes tipo 1 não tinha histórico familiar da doença, o que significa que o rastreio não deve ser limitado a crianças com histórico familiar, afirmaram os investigadores num relatório publicado no Journal of the American Medical Association.

“A capacidade de detectar precocemente o diabetes tipo 1 por meio de triagem e monitoramento é um grande avanço com enorme potencial para atingir uma população mais ampla e mudar o curso da doença para aqueles que desenvolverão diabetes”, disse Esther Latres, da Breakthrough T1D, que ajudou a financiar o estudo, em um comunicado.

Os investigadores observam que as famílias muitas vezes não conseguem reconhecer os primeiros sinais de alerta da diabetes, tais como sede excessiva, perda de peso ou fadiga, o que pode levar à cetoacidose diabética, uma emergência médica grave.

No estudo alemão, mais de 220 mil crianças foram testadas para os estágios iniciais do diabetes tipo 1 durante cuidados pediátricos de rotina. Uma pequena amostra de sangue é analisada quanto à presença de pelo menos dois tipos diferentes de autoanticorpos de ilhotas, que são células do sistema imunológico que atacam erroneamente o pâncreas.

Crianças com autoanticorpos nas ilhotas, mas com níveis normais de açúcar no sangue, são consideradas no estágio 1. As famílias podem receber informações, educação e acesso a um centro dedicado ao diabetes, seguido de exames regulares de acompanhamento.

Na segunda fase, aparecem os primeiros sinais de comprometimento do metabolismo da glicose. Na terceira etapa, é necessária insulina.

Durante a primeira triagem, descobriu-se que 590 crianças (cerca de 0,3%) tinham diabetes tipo 1 em estágio inicial. Eventualmente, 212 deles entraram na terceira fase.

Os pesquisadores relataram que, após cinco anos, a probabilidade de progressão do diabetes em estágio inicial para o diabetes tipo 1 clínico era de 36,2%.

Eles observaram que, uma vez diagnosticada nos estágios iniciais, não houve diferença na progressão da doença entre crianças com ou sem histórico familiar. “A visão de longa data de que a doença em estágio inicial não pode ser facilmente identificada e, portanto, não pode ser estudada ou combatida de forma eficaz não é mais verdadeira”, escreveram em editorial o Dr. Jamie Felton e a Dra. Emily Sims, da Faculdade de Medicina da Universidade de Indiana, que não estiveram envolvidos no estudo.

“As descobertas sugerem que chegou o momento de considerar seriamente o rastreio da população em geral”, concluíram.

Pesquisa questiona o valor dos suplementos de cálcio e vitamina D

O uso diário de suplementos de cálcio e vitamina D pouco contribui para prevenir quedas e fraturas em idosos, de acordo com uma ampla análise de estudos publicados recentemente.

Estudos anteriores chegaram a conclusões semelhantes, mas os médicos e as diretrizes ainda recomendam que os pacientes os utilizem para prevenção, disseram os pesquisadores. Numa nova análise publicada no BMJ, revisaram dados de 69 ensaios randomizados que compararam suplementos de cálcio ou vitamina D (ou ambos) com placebo na redução de fraturas e quedas.

Independentemente da idade, sexo, histórico de quedas ou hábitos alimentares, os participantes do estudo obtiveram poucos benefícios “clinicamente significativos” do uso de suplementos de cálcio, suplementos de vitamina D ou uma combinação de suplementos, disseram os pesquisadores.

Os 153.902 participantes do estudo eram, em sua maioria, idosos saudáveis, que viviam de forma independente e sem alto risco de quedas ou fraturas. Os investigadores reconhecem que esta conclusão pode não se aplicar a indivíduos com certas condições médicas, incluindo aqueles que recebem medicamentos para a osteoporose.

Eles disseram que as recomendações gerais sobre a suplementação de cálcio e vitamina D deveriam ser reavaliadas “com base nas evidências atuais”.

Um editorial que acompanha o estudo apela a um aumento do financiamento para intervenções que demonstraram ser eficazes na prevenção de quedas e lesões relacionadas com quedas, tais como exercícios de equilíbrio e resistência e avaliações de perigo.

Especialistas não envolvidos na análise disseram que a definição de benefício significativo dos pesquisadores, como pelo menos uma redução de 50% do risco, pode estar indo longe demais.

Com mais de 70 mil fraturas de quadril ocorrendo a cada ano somente no Reino Unido, custando cerca de 2 bilhões de libras (2,7 bilhões de dólares), “alguns podem considerar uma redução muito menor como um benefício significativo”, disse o Dr. Donal McNally, da Universidade de Nottingham, em um comunicado.

As companhias de seguros podem rotular o CPAP como “falha prematura”

Dormir com uma máquina CPAP que empurra o ar pela garganta pode ser difícil, e as seguradoras muitas vezes param de pagar pelo tratamento da apneia obstrutiva do sono sem esperar para ver se os pacientes eventualmente se adaptam ao uso dos dispositivos, descobriu um estudo.

Os pesquisadores dizem que muitas seguradoras deixarão de cobrir o aluguel de equipamentos de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) se os pacientes não os usarem por pelo menos quatro horas em 70% das noites durante uma janela de 30 dias nos primeiros 90 dias. Num estudo com mais de 132.000 utilizadores de CPAP cujos planos de seguro não tinham tais restrições, 51% não cumpriam os critérios para uso continuado durante 90 dias. Mas um ano depois, o líder do estudo, Dr. Dennis Hwang, da Kaiser Permanente, no sul da Califórnia, relatou na reunião anual da American Thoracic Society em Orlando que 36% desses pacientes ainda usavam CPAP.

Mesmo aqueles que não atingem o limite de quatro horas ainda usam esses dispositivos por pelo menos duas horas por noite, o que é conhecido por melhorar os sintomas da apnéia do sono. Huang disse que isto mostra que a não adesão precoce não significa falha no tratamento.

“Expandir o apoio e a cobertura para além dos primeiros 90 dias pode ajudar mais pacientes a receber benefícios significativos”, disse ele.

($ 1 = 0,7439 libras esterlinas)

(Reportagem de Nancy Rapid; edição de Bill Burkrot)

  • Publicado em 23 de maio de 2026 às 07h34 (IST)

Junte-se à comunidade de mais de 2 milhões de profissionais do setor.

Inscreva-se no boletim informativo para receber os insights e análises mais recentes em sua caixa de entrada.

Todas as informações sobre a indústria ETHealthworld, direto no seu smartphone!


Link da fonte