Pessoas que comiam mais de um quilo de alimentos ultraprocessados por dia, como cachorros-quentes e biscoitos, tinham um risco 58% maior de demência e um risco 46% maior de comprometimento cognitivo, de acordo com novas descobertas chocantes. estudar disseram pesquisadores da Harvard T.H. Escola Chan de Saúde Pública.
A demência tem sido um grande problema nos Estados Unidos e espera-se que o problema piore nos próximos anos. Esta doença crónica afecta a memória, a personalidade e o comportamento das pessoas, causando efeitos devastadores nos pacientes e nos seus entes queridos.
Mais de 7,2 milhões de americanos têm a doença de Alzheimer, a forma mais comum de demência. Em 2050, esse número poderá estar próximo dos 13 milhões. Associação de Alzheimer explicar.
As descobertas podem ajudar a explicar como os EUA chegaram a este ponto e informar o curso recomendado pelos especialistas para uma recuperação futura.
Sobre 70% Ao longo do último meio século, partes da dieta americana tornaram-se excessivamente processadas à medida que as empresas editavam os sabores, cores e prazos de validade dos seus produtos, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde. Esses produtos são pensados para serem mais “saborosos” aos consumidores, com combinações atrativas de sal, gordura e açúcar, Universidade do Kansas disseram os pesquisadores.
Desde então, anos de investigação revelaram os perigos destes alimentos, incluindo efeitos negativos semelhantes na saúde do cérebro, coração, sistema imunitário e outros sistemas do corpo.
Não são apenas os grandes comedores que estão em risco.
Uma nova pesquisa descobriu que mesmo o consumo moderado pode causar problemas para o cérebro. Cerca de meio quilo ou menos.
“Apenas dizendo: ‘OK, não vou comer todas as minhas calorias de alimentos ultraprocessados, estou seguro.’ Isso sugere que pode não haver um nível seguro”, disse Cindy Leung, professora associada de nutrição em saúde pública. jornal de Wall Street.
Os pesquisadores analisaram a saúde de mais de 5.300 adultos mais velhos na última década. Os participantes foram selecionados do Estudo de Saúde e Aposentadoria da Universidade de Michigan, que inclui dados de saúde coletados de aproximadamente 20 mil americanos e é apoiado pelo Instituto Nacional sobre Envelhecimento.
Os participantes foram questionados sobre ingestão de alimentos, tabagismo, consumo de álcool, níveis de atividade e outros fatores que afetam o cérebro e a saúde geral.
Dados comparativos mostram que pessoas que comem carnes processadas, como bacon e presunto fatiado, apresentam maior risco de demência e comprometimento cognitivo.
Mas como os dados do estudo foram auto-relatados, os investigadores disseram que não podiam realmente provar que os alimentos ultraprocessados são uma causa de demência e declínio cognitivo.
No entanto, os alimentos ultraprocessados também têm sido associados a fatores de risco para demência, como obesidade, alterações intestinais e doenças cardiovasculares.
“(Os alimentos ultraprocessados) estão associados a alterações negativas no sistema endócrino e na microbiota intestinal que podem levar a resultados neurológicos negativos”, disse Barbara Cardoso, professora sênior de nutrição e alimentação na Universidade Monash, na Austrália. CNN Abril.
“Além disso, estão associados a fatores de risco cardiovasculares conhecidos para demência, como diabetes, hipertensão, obesidade e colesterol LDL elevado e, portanto, podem afetar indiretamente a saúde cognitiva”, disse ela.
Cardozo é autor de um livro estudar Comer uma porção de alimentos ultraprocessados por dia pode aumentar o risco de demência.
Seu estudo foi realizado em maio de 2025 estudar Um estudo da Virginia Tech descobriu que pessoas que comiam pelo menos uma porção de carne ultraprocessada por dia tiveram um aumento de 17% nos problemas cognitivos. Aqueles que beberam refrigerante com alto teor de açúcar experimentaram um aumento de 6% no comprometimento cognitivo.
Felizmente, os especialistas dizem que as pessoas podem reduzir o risco abandonando os alimentos ultraprocessados.
Uma pesquisa da Universidade de Harvard descobriu que pessoas que consumiam alimentos minimamente processados, como frutas e vegetais, tinham um risco 41% menor de desenvolver demência do que outras.
“Há coisas que você pode mudar”, disse Brenda Davy, professora de nutrição humana, alimentação e exercícios na escola, em um relatório. declaração. “É tudo uma questão de moderação, razão e equilíbrio nas escolhas alimentares.”






