Novo estudo descobre que não existe um nível seguro de consumo de álcool e que cada bebida aumenta os riscos para a saúde

Um grande estudo encomendado pela administração do presidente Joe Biden que examina os danos à saúde relacionados ao álcool foi divulgado de forma independente na terça-feira, depois que a administração de Donald Trump supostamente optou por não incluir suas descobertas nas novas diretrizes dietéticas.

A decisão ocorreu em meio a forte oposição da indústria do álcool e dos comitês do Congresso.

O estudo, publicado no Journal of Alcohol and Drug Research, reforça anos de investigação existente, concluindo que os riscos para a saúde aumentam mesmo com uma bebida alcoólica por dia. Os pesquisadores descobriram que o consumo de álcool não teve efeito protetor sobre a mortalidade.

As diretrizes divulgadas no início deste ano recomendam “reduzir o consumo de álcool para melhorar a saúde geral” (Direitos autorais 2017 da Associated Press. todos os direitos reservados.)

Além disso, mesmo níveis normalmente considerados “moderados” demonstraram aumentar o risco de morte prematura e contribuir para mais de 200 doenças, incluindo várias doenças cardíacas e cancros.

O estudo é uma das duas revisões encomendadas pelo governo para informar as últimas diretrizes dietéticas. Embora as orientações publicadas no início deste ano recomendem “beber menos álcool para melhorar a saúde geral”, os autores de estudos publicados de forma independente acreditam que as orientações carecem de conselhos práticos detalhados sobre os riscos específicos do consumo de álcool.

Robert Vincent, um ex-funcionário da política de álcool na Administração de Abuso de Substâncias e Serviços de Saúde Mental que liderou o esforço plurianual, acusou a administração Trump de “engavetar” a pesquisa.

Um estudo encomendado pela administração do presidente Joe Biden para examinar os danos à saúde relacionados ao álcool foi divulgado de forma independente na terça-feira, depois que a administração do presidente Donald Trump decidiu não divulgar as descobertas dos pesquisadores. (Getty)

A alegação foi feita num editorial que acompanha o estudo, embora a administração Trump a tenha negado. Vincent foi demitido no ano passado como parte das demissões do governo.

“Os desafios atuais à política do álcool não decorrem da incerteza científica”, escreve Vincent. “O que permanece controverso é se as evidências podem informar políticas de forma significativa quando estas entram em conflito com interesses comerciais.”

A controvérsia em torno do estudo destaca tensões crescentes entre as comunidades médica e científica e a administração Trump, que muitas vezes questionou ou ignorou o consenso científico estabelecido nas suas decisões, despediu muitos cientistas federais seniores e reduziu o financiamento para ciência crítica para a inovação médica.

Depois que os pesquisadores do estudo divulgaram um relatório preliminar no ano passado, a indústria do álcool se mobilizou contra ele, lançando uma campanha para desacreditar seu trabalho (Direitos autorais 2016 da Associated Press. todos os direitos reservados.)

Após a divulgação de um relatório preliminar no ano passado, a indústria do álcool lançou uma campanha agressiva para desacreditar o trabalho do estudo. O Comité de Supervisão da Câmara também opinou, publicando um relatório no início deste ano qualificando o estudo de “cheio de preconceitos” e acusando os seus autores de tirarem conclusões predeterminadas com base nas suas pesquisas e afiliações anteriores.

Emily Hilliard, porta-voz do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) dos EUA, rejeitou qualquer sugestão de que o estudo não foi considerado.

Ela disse que o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA e o USDA “revisaram este estudo à luz das evidências científicas mais amplas disponíveis e seguiram os procedimentos estabelecidos para o desenvolvimento das Diretrizes Dietéticas para Americanos 2025-2030”. Hilliard acrescentou: “As diretrizes são baseadas em todo o registro científico, e não em qualquer relatório ou análise isolada”.

Um dos autores do estudo abordou uma questão levantada pelo Dr. Mehmet Oz, administrador dos Centros de Serviços Medicare e Medicaid, ao explicar a nova orientação: Beber álcool é “um lubrificante social que une as pessoas” e, embora não beber seja preferível, a socialização traz benefícios para a saúde. (Reuters)

No entanto, Vincent disse à Associated Press numa entrevista que os investigadores conduziram uma revisão completa dos conflitos de interesses e que as conclusões eram cientificamente sólidas. Ele afirmou ainda que foi “solicitado a encerrar o estudo” enquanto estava na administração Trump, mas recusou. O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA não respondeu imediatamente a essa declaração específica.

Embora as diretrizes dietéticas da administração Trump recomendem “beber menos álcool para melhorar a saúde geral”, os investigadores por detrás do novo estudo não negam esse conselho. Em vez disso, acreditam que as suas descobertas apoiam recomendações mais detalhadas e robustas: os actuais adultos que bebem devem beber uma bebida por dia ou menos.

“Estou feliz que eles estejam enviando uma mensagem consistente com a nossa ciência, de que quanto menos, melhor”, disse o Dr. Timothy Naimi, diretor do Instituto Canadense de Pesquisa sobre o Uso de Drogas da Universidade de Victoria e um dos autores do estudo. “Mas para desenvolver uma orientação verdadeiramente informativa, é necessário fornecer muita informação às pessoas.”

As descobertas, publicadas no Journal of Alcohol and Drug Research, são consistentes com anos de investigação que mostram que beber apenas uma bebida por dia aumenta os riscos para a saúde e que qualquer teor de álcool não reduz a mortalidade. (AFP/Getty)

Este estudo difere de outro estudo encomendado pelo governo, concebido para informar as orientações dietéticas, que mostrou que o consumo moderado de álcool está associado a um risco reduzido de morte por todas as causas, embora aumente o risco de certas doenças.

Priscilla Martinez-Matyszczyk, coautora do novo estudo e vice-diretora científica do Grupo de Pesquisa sobre Álcool do Instituto de Saúde Pública, explicou que o estudo examinou especificamente a mortalidade causada pelo álcool para evitar fatores de confusão.

Martinez-Matischik também abordou uma questão levantada pelo Dr. Mehmet Oz, administrador dos Centros de Serviços Medicare e Medicaid, ao explicar a nova orientação: que beber álcool é o “lubrificante social que une as pessoas” e, embora não beber seja preferível, a socialização traz benefícios para a saúde.

Martinez-Matišczyk rebateu: “Não conheço nenhum estudo que identifique os efeitos sociais dos efeitos na saúde”.

Nano disse que as novas descobertas são consistentes com os conhecimentos científicos mais recentes, que geralmente sugerem que “quando se trata de saúde, menos é mais”. Por exemplo, um estudo de 2019 publicado no The Lancet descobriu que o consumo moderado de álcool aumentou ligeiramente o risco de acidente vascular cerebral e hipertensão, mas não proporcionou efeitos protetores para a saúde.

Há muito se pensa que o consumo moderado de álcool é benéfico para a saúde do coração, mas isso foi revertido por métodos de pesquisa aprimorados. Estudos anteriores compararam grupos com base nos hábitos de consumo, em vez de designar participantes aleatoriamente, tornando impossível determinar causa e efeito.

Os benefícios percebidos tenderam a desaparecer quando os investigadores ajustaram variáveis ​​como o nível de escolaridade, o rendimento e o acesso aos cuidados de saúde.

Cerca de metade dos americanos com 12 anos ou mais relatam ter consumido álcool no último mês, tornando-o a substância viciante mais comumente usada nos Estados Unidos. Uma sessão de bebida é geralmente definida como aproximadamente uma lata de cerveja de 12 onças, uma taça de vinho de 150 ml ou uma dose de bebida destilada.

Link da fonte