Você pode estar comendo cinco porções de frutas e vegetais por dia, mas ainda assim pode não ser suficiente

Mesmo as pessoas que comem cinco porções de frutas e vegetais por dia podem estar perdendo um nutriente essencial, sugerem os pesquisadores.

Menos de uma em cada cinco pessoas ingere flavonóides suficientes na sua dieta, mas comer muitos mirtilos, ameixas, amoras, feijões e cerejas, tudo regado com chá verde, é uma forma ideal de aumentar os níveis deste nutriente.

Os flavanóis, encontrados nas frutas vermelhas e também no chocolate amargo, são um tipo de antioxidante que pode apoiar a saúde do coração e melhorar a circulação, reduzindo a inflamação.

dr. Javier Ottaviani, principal autor do estudo, disse: “Os flavanols podem reduzir significativamente o risco de morte por doenças cardiovasculares, mas apenas se você consumir uma quantidade suficiente deles.

“A maioria das pessoas presume que comer muitas frutas e vegetais é a resposta, mas este estudo mostra que as escolhas específicas que você faz são muito mais importantes do que a quantidade total. Um punhado de amoras, uma maçã inteira ou uma xícara de chá verde com uma refeição pode fazer uma grande diferença na quantidade desses compostos benéficos que você realmente consome e obtém com sua dieta.

Comer muitos morangos, ameixas, amoras, feijões e cerejas pode melhorar a saúde do coração (AFP/Getty)

Em um estudar publicado na revista Comida e funçãopesquisadores acompanharam as dietas de 30.000 pessoas dos Estados Unidos e do Reino Unido e descobriram que a maioria das pessoas não consumia flavonóides suficientes (500 mg) todos os dias.

O maior ensaio clínico sobre flavonóides, conduzido por pesquisadores de Harvard, descobriu que uma dose diária de 500 mg de flavonóides reduz significativamente o risco de morte por doença cardíaca, mas a maioria das pessoas não consome esta quantidade.

Os alimentos com maior teor de flavonóides por porção incluem:

  1. Ameixas (500 g, cerca de meio quilo): cerca de 450 mg de flavonóides
  2. Cranberries (250 g, cerca de meio quilo): cerca de 300 mg de flavonóides
  3. amoras (200 g, cerca de meio quilo): cerca de 250 mg de flavonóides
  4. Chá verde (uma xícara de 250 ml): cerca de 200 mg de flavonóides
  5. Feijão/fava (80g, punhado pequeno): cerca de 140mg de flavonóides
  6. Cerejas (400 g, cerca de meio quilo): cerca de 130 mg de flavonóides
  7. Maçãs com casca (200g, uma maçã média): cerca de 110mg de flavonóides
  8. Morangos (200 g, cerca de meio quilo): cerca de 90 mg de flavonóides
  9. Mirtilos (150 g, cerca de meio quilo): cerca de 80 mg de flavonóides
  10. Feijão (40 g, duas colheres de sopa secas): cerca de 70 mg de flavonóides

O professor Günter Kuhnle, da Universidade de Reading, disse: “Cinco por dia é a mensagem certa, mas talvez seja necessário pensar com mais cuidado sobre quais cinco.

“Diferentes frutas e vegetais oferecem benefícios nutricionais muito diferentes, além das vitaminas e minerais, e à medida que a nossa compreensão destes compostos aumenta, existe uma oportunidade real de tornar as recomendações dietéticas mais específicas e eficazes”.

Pesquisadores da Universidade de Reading, da Harvard Medical School e da Universidade da Califórnia, Davis, conduziram estudos de flavanol com a gigante do chocolate Mars Inc, que está investigando aditivos de flavanol do cacau.

Embora alguns pequenos estudos tenham demonstrado que os flavonóides podem ter um efeito positivo na pressão arterial, não há evidências suficientes para apoiar a ingestão de mais alimentos ricos em flavonóides.

Naveed Sattar, professor de medicina cardiometabólica da Universidade de Glasgow, disse que as pessoas deveriam ser encorajadas a comer mais frutas e vegetais, mas não apenas pelas suas propriedades antioxidantes.

“A principal razão para isso continua sendo o aumento da ingestão de fibras, que tem uma base de evidências muito mais forte e consistente. Atualmente não há justificativa suficiente para focar em alimentos ricos em flavonóides per se”, disse ele. Independente.

Link da fonte